"O Ofício da Ortodontia"- Escrito por um grande ortodontista, resume em sábias palavras o que é a ortodontia. Compartilho este belo texto.
O Ofício da Ortodontia
Existe desde que se descobriu que a posição dos dentes pode ser manipulada, um feito heróico perdido no tempo. Reconhecida como especialidade, a Ortodontia existe há mais de um século.
Um marco triunfal e científico cravado no tempo. Há mais de um século, uma infinidade de homens tem se obrigado a esse exercício, descortinando o universo biológico ao redor do dente, jogando luz sobre a biologia molecular e aumentando a destreza na movimentação dentária induzida...
Afinal, outro feito relevante: a movimentação dentária induzida tornou-se previsível.
A ortodontia contemporânea, com tecnologia magnífica é marcada pela sutileza na busca de uma utopia idealizada:
a mecânica que esculpe o belo não transgride a biologia.
Esta escalada científica e tecnológica que produziu tanto aparelhos quanto filosofias também ampliou e consolidou a definição conceitual da Ortodontia como a especialidade odontológica com o mister de prevenir, interceptar e corrigir a
má oclusão.
Conceito que se revela em toda plenitude neste início de século...
Prevenir, interceptar, corrigir.
Em torno deste conceito, a contemporaneidade abraçou a causa de pensar e aplicar a Ortodontia nas dentaduras decídua, mista e permanente.
A grande responsabilidade: esculpir in vivo a oclusão infante, imatura, ainda inacabada, e também a oclusão adulta, retocada pelo tempo.
Nessa trajetória infindável, muitos homens doaram o tempo de uma vida inteira com bravura de animal, com afeto, tolerância e ética de sapiens.